Em 1920 não havia escolas no bairro. Aproximadamente quarenta crianças aspiravam aprender a ler e a escrever. Seus pais preocupavam-se. Os pais mais abastados pagavam professores particulares. Os demais pais pouco podiam fazer. Foi então, por iniciativa do Dr. Otto Feurschuette, criada a Escola Estadual de Passo do Gado. A sala de visitas de uma velha casa de moradia era ocupada como sala de aula.
Eram professoras, naquela época, Hormecinda Viana dos Reis e Luíza de Souza Cardoso. Entre os primeiros alunos estavam os filhos do Dr. Otto Feurschuette, hoje homens de destaque em nossa comunidade tubaronense.
No ano de 1944 foi removida Luíza de Souza Cardoso, ficando em seu lugar Nelly Bélgica dos Reis Marcos.
Em 1947, com 30 anos de serviço aposentou-se Hormecinda Viana dos Reis, ficando a escola apenas com uma professora.
A matrícula aumentava consideravelmente e o bairro da Passagem se desenvolvia cada vez mais. A velha sala de aula já não comportava todos os alunos.
Em 1955, foi transformada em Escola Reunida Hormecinda Viana dos Reis, nome este em homenagem a primeira professora da localidade.
No ano de 1962, o corpo docente da escola contava com dez professores, assumindo a direção Gicelza Vargas Cidade, admitida pela Portaria nº. 1640 de 15 de abril de 1962.
Foi então, pelo Decreto nº. 3.299 de 12 de setembro de 1963 criado o Grupo Escolar João XXIII, com inauguração no dia 12 de outubro de 1963, sendo lavrada a seguinte ata de inauguração: Às dez horas e trinta minutos do dia doze de outubro de mil novecentos e sessenta e três (1963), realizou-se a inauguração do Grupo Escolar João XXIII, na localidade da Passagem no município de Tubarão. Presentes ao ato o Senhor Celso Ramos, digníssimo Governador do estado e altas autoridades civis, militares e eclesiásticas. Foi pelo chefe do executivo catarinense hasteada a Bandeira Nacional, cantando os escolares, o Hino Nacional. Saudado por uma escolar e pelo Senhor Deputado Valdemar Salles, o Senhor Governador proferiu algumas palavras e desatou a fita simbólica dando por inaugurado o Grupo Escolar João XXIII. Logo após, fez-se a entronização do Crucifixo no Gabinete da direção. Em mil novecentos e sessenta e quatro (1964), a professora Gessi Cherem Stocco foi nomeada para exercer o cargo de Diretora no grupo, sendo exonerada, a pedido, em 1966. No mesmo ano assumiu a direção, a professora Maria de Medeiros Martins, que se encontrava em exercício até a presente data. O Grupo escolar João XXIII era um grupo jovem. Possuía quinhentos e oitenta (580) alunos, vinte (20) professores e quatro (4) zeladoras. Todos com um espírito jovem para tentar tornar um Brasil cada vez melhor. Para encerrar, fez uso da palavra o digníssimo diretor do Departamento da Educação e em seguida foi oferecido um coquetel para as autoridades presentes. O Estabelecimento de Ensino foi posto à disposição dos visitantes que percorreram manifestando-se bem impressionados com mais esta realização que veio propiciar aos escolares dias melhores. Após a visitação foi lavrada a ata contendo os nomes das autoridades que estiveram presentes.
Oito anos depois, em 1971, foi transformado em Escola Básica, pelo Decreto nº 315/SEE/71. O Parecer nº 159/70, do C.E.E. (Conselho Estadual de Educação), autorizou o funcionamento da 5ª série. O parecer nº 283/73, autorizou o funcionamento da 6ª e 7ª séries e o parecer 153/74, autorizou o funcionamento da 8ª série. Pela Portaria nº 0121/86, a Escola Básica foi transformada em Colégio Estadual João XXIII, com autorização para funcionamento do Ensino Médio pelo Parecer nº 173/86, do Conselho Estadual de Educação.
Realizado com a parceria da Secretaria de Educação, através do PROFORT, ofereceu também o Curso Técnico em Manutenção de Microcomputadores, com disciplinas específicas e professores habilitados, em parceria com a SCHOOL BASIC – Escola de Informática, responsável, juntamente com esta Unidade Escolar, pelo programa específico de tal curso, durante os anos de 1999 e 2001.
Tem como entidade mantenedora o Governo do Estado de Santa Catarina, estando para fins de fiscalização, inspeção e supervisão pedagógica, vinculada ao Sistema Estadual de Educação.
Em 1999 aconteceu na escola, o processo de reordenamento (Programa Escola Jovem), com a redução gradativa da 5ª e da 6ª série, passando a oferecer a partir de 2002 apenas a 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
No ano de 2000 a 2004, a escola ofereceu as Classes de Aceleração Nível III para 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental, e as Classes de Aceleração Nível IV, Ensino Médio.
Em 2000 passou a chamar-se Escola de Educação Básica João XXIII, segundo a Portaria nº E/017/SED - 28/03/2000.
Nos anos de 2000-2001, a escola passou por uma reforma geral, com a construção da sala de informática, pisos, forro, telhas, pintura, parte elétrica e recuperação de instalação hidráulica danificada.
A escola apresentou no ano de 2004 uma nova grade curricular para todo o Ensino Médio (1236/1237), e continuou funcionando com as grades anteriores: 455/458, 1252/1256, 12/11 ainda em transição. Nesse ano de 2012, a escola trabalha com as grades curriculares para o Ensino Médio: 2910 e 2912; mantendo apenas mais este ano as 1236 e 1237.
Em 2012 a Escola de Educação Básica João XXIII iniciou o processo de implantação do Curso de Ensino Médio Integral. O Curso busca atender os alunos egressos do Ensino Fundamental garantindo a formação destes cidadãos preparando-os para o acesso imediato ao mercado de trabalho por meio do desenvolvimento de competências e habilidades.
A Unidade Escolar conta desde o ano de 2005 com o Programa “Escola Aberta”, onde diversas Oficinas são oferecidas à comunidade local aos sábados e domingos dentre elas se destacam: Aulas de reforço (matemática, física e química) para os alunos do ensino fundamental e médio com dificuldades de aprendizagem; Música (Violão Básico); Artesanatos (desenho, crochê, pintura em tela - com 40h cada), Esporte e Lazer. (basquete, futsal, vôlei, handebol, tênis de mesa, Karatê e Capoeira - com 40h cada).
Atualmente nossa escola possui aproximadamente 190 alunos distribuídos em três turnos. Seu corpo administrativo é composto por um Diretor (Orquiz de Oliveira Nunes), uma Assessora de Direção (Vera Regina de Quadro Reis), dois Assistentes de Educação (Joselane Brígido e Elisangela Koch), dois Assistentes Técnicos Pedagógicos (Sandra Callegaro e Patrícia Nunes Porto), dois Supervisores (Gilézio Castro Barbosa e Dinamar Bressan Lemos) e dois Orientadores (Adriana Medeiros e Liliana França Garcia).
A Escola de Educação Básica João XXIII é um espaço institucional em permanente construção e reconstrução, tendo como objetivo maior o desenvolvimento integral do educando, almejando a construção de um sujeito crítico, politizado, emancipado, autônomo, estando assim apto a interagir na sociedade moderna, preparando-o para o exercício da cidadania e do trabalho profissional, dotado de conhecimentos técnico-científicos de valores éticos e morais com potencial e habilidades para atuar como multiplicador destes conhecimentos.