Todos os cidadãos são seres sociais. A sociedade é a base de nossa organização, considerando nossas concepções, crenças, valores e normas que foram construídas ao longo da história. Para convivermos em harmonia numa sociedade, se faz necessário respeitarmos os paradigmas convencionados pela mesma.
A função social da escola começa no momento em que o aluno nela ingressa. Para a classe social de baixa renda, a escola se constitui na única oportunidade de acesso ao conhecimento sistematizado, e, a permanência dos alunos na mesma, implica na melhoria constante dos trabalhos por ela oferecidos.
Independente de suas modificações no decorrer da história, a escola foi a instituição que a humanidade criou para construir, reconstruir e socializar o saber científico. Isto significa dizer que é o lugar onde é veiculado o conhecimento que a sociedade julga necessário mediar às novas gerações. Para cumprir sua função a escola necessita estar em ligação permanente com sua abrangência social e geográfica, caso contrário acabará por se transformar em uma instituição isolada.
Conforme os princípios definidos pela Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 205 e 206) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 3º), o aspecto central da função da escola é a democratização social do saber.
O trabalho educativo na escola é orientado por metas constituídas de intenções que perpassam o processo ensino-aprendizagem em todas as suas dimensões, ou seja, a intencionalidade da ação educativa no âmbito escolar se reflete nos aspectos administrativos e pedagógicos da escola.
Por considerar que as ações escolares têm sempre um objetivo a alcançar, estas devem ser planejadas, evitando-se a improvisação e tornando o trabalho da escola responsável e conseqüente.
O planejamento deve orientar-se pelo princípio da democratização das relações no interior da escola, priorizando a participação de todos os que integram a comunidade escolar. É uma organização que concentra esforços em metas a serem alcançadas a curto ou médio prazo, nas quais as decisões a serem adotadas privilegiarão o coletivo e não determinados segmentos da instituição.
A escola é um espaço institucional em permanente construção; deve ser agente das transformações sociais e políticas do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário